sexta-feira, 14 de junho de 2013

"Golzinho"

"Golzinho" 







  Golzinho é um termo brasileiro que descreve uma modalidade oficiosa e recreativa de futebol, uma adaptação deste variação do futebol de rua e da "pelada", disputado geralmente nas ruas, mas também em praias, onde não há goleiros e a área dos gols é bem menor que o da baliza do futsal, sendo que quase sempre não há baliza, mas apenas uma marcação feita com chinelos, tijolos, cocos ou outros materiais.

  Não há história documentada do golzinho e nem uma federação esportiva regulamentadora, embora existam competições isoladas em várias partes do Brasil, organizadas por prefeituras ou meios de comunicação, que afirmam organizar torneios de golzinho, cada qual com regras próprias, sempre de forma recreativa e amadora.

  Em 2012, o jornal O Globo organizou o primeiro torneio de golzinho na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.


  Essa brincadeira é mais uma das muitas variações que o futebol de rua proporciona, uma forma criativa que possibilita se jogar o futebol em qualquer lugar e sem necessidade de um campo, uma quadra e sem até mesmo uma trave para formar o gol, basta ter um par de chinelos, dois pedaços de tijolos por exemplo. O Golzinho pode ser jogado na rua, na praia, dentro de casa, no quintal. 
 A criatividade da brincadeira e a forma como que ela é praticada, mostra também um pouco da cultura do brasileiro, tido como um povo criativo, alegre e que é apaixonado por futebol. Tanto que foi tema de umas das campanhas publicitárias da Coca Cola estrelado pela jogadora brasileira Marta e que mostra cenas de brasileiros jogando o "Golzinho" em vários lugares e com o seguinte slogan: " Qualquer espaço entre duas coisas é gol."


 Por ser uma brincadeira presente na vida de muitos dos brasileiros resolvi postar a respeito dela. A prática dessa brincadeira mostra também que apesar de todos os videos games, do computador, e também da violência as crianças de hoje também "brincam na rua", também saem de casa pra brincar com outras crianças em locais abertos. Na rua da minha casa por exemplo, é comum ver as crianças jogando bola num espaço improvisado entre uma casa e outra. Elas colocam dois pedaços de tijolos e jogam o golzinho a tarde toda. 
  










Nenhum comentário:

Postar um comentário